quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Teorias da Autonomia e Independência


Pequena súmula das principais ideias dos autores das Teorias da Autonomia e Independência.

Autores: Delling, Wedemeyer, Moore, Verduin e Clark
Teoria: - Teorias da Autonomia e Independência

Delling
  • Defende a expressão “estudo a distância” em detrimento de “educação a distância” ou “ensino a distância”. 
  •  Introduz o conceito de “helping organization”.
 Wedemeyer
  • A educação deve promover um aprendiz autónomo e independente. 
  • As situações de aprendizagem não-tradicionais são normalmente mais propiciadoras de uma aprendizagem autónoma e significativa mas também algo estigmatizada. 
  •  Difunde o conceito de “back door learning”.

Moore propôs a “Teoria da distância transaccional” inicialmente designada por “Teoria do estudo independente”.
  • Incluiu uma componente de classificação dos programas de ED de acordo com duas dimensões: (i) o grau de autonomia concedido ao aprendiz; (ii) a distância transaccional entre aluno e professor.
  • A distância transacional pode ser analisada considerando dois aspectos:(i) a extensão do diálogo entre professor e aluno;(ii) a rigidez/flexibilidade da estrutura do curso. 
  • O conceito de “independência” de Moore assume duas vertentes distintas: (i) a autonomia ou auto-determinação do aprendiz; (II) o não-constrangimento referente aos momentos e espaços de estudo.
 Verduin e Clark prosseguem com a teoria da distância transacional de Michael Moore.
  • Adoptam a expressão “distance learning” em detrimento da expressão “distance education”. 
  •  Consideram três dimensões na análise e caracterização das situações e contexto de aprendizagem: (i) diálogo/suporte;(ii) estrutura/competência especializada;(iii) competência geral/autodeterminação.
Referências:
GOMES, Maria João (2011). Teorias no Domínio da Educação a Distância - ppt. Braga: Universidade do Minho

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