quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Teoria da Interacção e da comunicação

Autor: Holmberg, Sewart , John Daniel, Garrison, Keegan
Teoria: Teoria da Interacção e da comunicação

Holmberg
  • Introduz o conceito de “guided didactic conversation”. 
  •  Considera que a “guided didactic conversation” pode ser “real” (geralmente mediatizada e podendo ser síncrona ou assíncrona) ou “simulada”. 
  •  Partindo do conceito de “conversação didáctica guiada”, perpsectivada como um modelo de comunicação que promove o sentimento de “pertença” e gera uma motivação acrescida, propõe uma teoria do ensino a distância que considera permitir a formulação de hipóteses e a sua testagem empírica.
 Sewart
  • O conceito de “continuity of concern”. 
  •  Valoriza de forma clara a importância dos sistemas e estratégias de apoio ao estudante a distância. 
  •  Realça as consequências decorrentes da ausência do “grupo turma” o qual considera representar um potencial de interacção entre estudantes referente aos conteúdos académicos e um “padrão” relativo ao qual o aluno individual pode confrontar-se.
 John Daniel
  • As actividades interactivas têm funções de socialização e de feedback, sendo esta última considerada absolutamente crucial na ED. 
  •  Realça a importância do pacing (ritmo de estudo/aprendizagem pré-determinado) no qual considera que as instituições de ensino têm responsabilidades.
 Garrison - O pensamento deste autor, tem que ser perspectivado num cenário de desenvolvimento tecnológico que permite situações frequentes de interacção, enfatizando a importância da comunicação pessoal e em pequeno grupo.
  • Reforça a ideia da existência de duas perspectivas diferentes nas abordagens à educação a distância: (i) uma centrada na questão do acesso à educação; (ii) centrada nos aspectos qualitativos da transacção educacional. 
  •  Introduz o conceito de “learner control”, e perspectiva-o mais como uma noção de “interdependência entre professor e alunos” do que uma “independência” por parte do aluno.
 Keegan
  • Reconhece como traço central da ED a separação entre os “actos de ensino” e os “actos de aprendizagem” separação essa que tem que ser ultrapassada recriando artificialmente a integração entre estes processos. 
  • Em termos de educação, o conceito de “intersubjectividade” é central. 
  •  A reintegração dos actos de ensino implica  materiais de ensino especificamente desenhados e a existência de situações de comunicação bidirecional. 
  •  Chama a atenção para a actual possibilidade de criar cenários de formação face-to-face at a distance.
 Referências:
GOMES, Maria João (2011). Teorias no Domínio da Educação a Distância - ppt. Braga: Universidade do Minho

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