sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Em jeito de despedida...

Chegou a hora de fazer um pequeno balanço final, neste pequeno canto.
Considero que a construção de um e-portefólio foi sem dúvida uma mais-valia para a minha aprendizagem.
Desde as reflexões que procurei fazer, ao caminho que tracei para desenvolver a minha aprendizagem em EaD, creio que consegui ser bem sucedida.
Esta U.C. foi para mim a maior das descobertas e surpresas, porquê? Pouco ou quase nada sabia sobre a temática de EaD e E-learning. À medida que fui pesquisando, desde os e-portefólios, às gerações EaD, assim como as Teorias que norteiam o Ensino a Distância mais me fui envolvendo com os seus conteúdos. E assim sendo, sei que MUITO ficou ainda por dizer e reflectir.
Faltou-me explanar, por exemplo, a escrita sensível e a sua importância para o EaD. A forma de como o professor pode aproximar-se dos seus alunos, através de uma comunicação com êxito, podendo ajudar também no processo de avaliação. Tanto quanto sabemos, as emoções são importantes para o processo de aprendizagem. E não sendo possível uma maior proximidade professor-aluno, a escrita sensível pode revelar emoções necessárias, como o gostar ou não gostar de uma temática.
Ficou também por analisar o sucesso do EaD para as novas gerações que apostam na formação contínua na sua formação profissional. Reflectir na forma como as empresas apostam na permanente formação dos seus recursos humanos e o potencial que daí advêm, pois num mundo global e com uma elevada capacidade de concorrência, os recursos humanos são um dos factores de maior destaque da competitividade. À sua volta, surgem as tecnologias, a inovação. Assim, as empresas competitivas e concorrenciais são aquelas que investem na valorização dos Recursos Humanos. Um dos casos de sucesso é, por exemplo, a PT Inovação.
Para mim, esta forma de aprendizagem foi sem dúvida benéfica. Construí o meu horário de aprendizagem, de acordo com o tempo que me era mais favorável. Cimentei a minha autonomia na busca do conhecimento, tendo como guia de investigação, o programa desta U.C., assim como, os materiais disponibilizados pela professora.
Senti que este espaço poderia ter sido de mais debate, porem houve escassez de comentários que permitissem maiores desenvolvimentos.
Agradeço a todos os que me acompanharam, e espero ter contribuído de alguma forma para o vosso conhecimento. Afinal, hoje em dia, o conhecimento é mesmo assim, feito de partilha e colaboração.
Fica a vontade de poder dar continuidade a este canto!
Agora... vou continuar a caminhar na aventura de novas aprendizagens!
Até já ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário