quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Teoria da Industrialização

Nos início da Sociedade Industrial, século XIX,  quem soubesse manejar uma máquina era um ser perfeito. 
Este tipo de concepção reflectiu-se também no ensino e na aprendizagem. As escolas assemelham-se a fábricas, em que os alunos são as peças de montagem e o professor está na fila da montagem.
Otto Peters baseia-se na época da industrialização para descrever a sua teoria para o EaD.

Autor: Otto Peters
Teoria: Teoria da Industrialização
Para Peter, o EaD é uma opção educativa com sucesso, comparável ao processo de produção industrial, na medida em que é compatível com a organização, princípios e valores da sociedade industrial.
Algumas das características como a divisão do trabalho, a mecanização, a produção em massa, a normalização e a centralização, são idênticas tanto no EaD como na produção industrial.
Assim,
- O EAD é um produto da sociedade industrializada;
- O EAD deve adaptar-se às mudanças da sociedade industrial;
- O EAD evolui de acordo com a nova era pós-industrial.
 A ideia seria então de produzir materiais de ensino de alta qualidade de forma a poder instruir um elevado número de alunos ao mesmo tempo e onde quer que estejam situados - Forma industrializada de ensinar e aprender.
Contudo, o autor recusa a ideia de que é um proponente e defensor da “industrialização” no processo da educação a distância:
"Nothing could be more wrong. This remind me of the oriental potentates who put the blame for unpleasant news on the messenger and had him hanged. I have not advocate the industrialization of teaching and learning. It was only that I drew attention to this development which nobody had seen until then, and tried to analyse it. I acted like a witness. (…) I do not dehumanise the instructional process in distance learning "(Gomes, 2011, cit. Peters, 1994 [1989]: 196)


Referências:
GOMES, Maria João (2011). Teorias no Domínio da Educação a Distância - ppt. Braga: Universidade do Minho

http://sites.google.com/site/modelosead/enquadramento-na-historia-do-ead/teorias

Sem comentários:

Enviar um comentário