domingo, 13 de fevereiro de 2011

Suportes tecnológicos de distribuição de conteúdos

Suportes tecnológicos de distribuição de conteúdos nas diferentes gerações EaD.
Este trabalho foi elaborado e apresentado pelo meu grupo
      # Cláudia Arnaud
      # Graciano Torrão
      # Vitor Moreira
Foi elaborado em "mapa de conceitos", o que nos permite uma visualização mais directa sobre a temática e por conseguinte dos seus subtemas.

O que é um mapa de conceitos? Pois bem, "Os Mapas de Conceitos foram apresentados como ferramenta para organizar e representar conhecimento, nos anos setenta, pelo pesquisador norte-americano Joseph Novak (1984).
Novak fundamentou os Mapas de Conceitos na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Segundo esta teoria, a aprendizagem pode ser dita significativa quando uma nova informação adquire significado para o aprendiz através de uma espécie de ‘ancoragem’ em aspectos relevantes da estrutura cognitiva preexistente do indivíduo (Ausubel, 2003).
Daí Novak ter entendido que uma esquematização do conhecimento segundo um diagrama que evidenciasse as relações entre os diversos temas, poderia em muito contribuir para esse processo de reestruturação, facilitando a tal ancoragem. Assim, um Mapa de Conceitos é uma representação gráfica em duas dimensões de um conjunto de conceitos construídos de tal forma que as relações entre eles sejam evidentes."
 
Espero que gostem! (click)
CRUZ, Daniela (2007). Como ensinar com mapas de conceitos: duas abordagens complementares. challenges07. Braga, Universidade do Minho http://alfa.di.uminho.pt/~danieladacruz/challenges07vf.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário