sábado, 8 de janeiro de 2011

O começo...

Olá a todos, cheguei!
Venho com uma mala maior que eu, para poder ir guardando o conhecimento que vou fazendo no decorrer da minha aprendizagem e da minha vida. (Fig.1)
Cheguei com vontade de partilhar conhecimento e seguramente aprender muito mais. Revejo neste processo de colaboração, onde impera o respeito mútuo e a participação em equipa. (Fig.2)
Este blog vai funcionar como um e-portefólio para a Unidade Curricular de Educação a Distância e E-Learning. (Fig.3)
Sabemos todos que o mundo é cada vez mais tecnológico e digital. As crianças de hoje em dia continuam a surpreender-me porque conseguem mover-se num computador como se já tivessem nascido ensinados. (Fig.4)
O ensino não é mais o mesmo!
A forma de como comunicamos e recebemos informação já não é como a do tempo de Guttemberg. A palavra em destaque é mesmo inovação.  
Já não se visualiza o aluno como uma máquina de memorização de saberes, visto como um mero aprendiz em que só arrecada conhecimento proveniente do professor, sendo a comunicação unidireccional. O professor fala e os alunos ouvem. Desta forma, os pupilos não são autónomos muito menos activos, são seres isolados e competidores numa massificação do ensino. Já não é isto que se pretende. (fig. 5)
Nos dias que correm a aprendizagem só faz sentido se for um processo continuado. O “saber como” e o “saber o quê” passam a ser derrubados pelo “saber onde” – onde se encontra o conhecimento para o que preciso.
O professor de hoje tem a função de ensinar a construir redes, ajudar o aluno a distinguir a boa informação, verificar um recurso, e ajudar na organização de um colossal de informação.
Os conteúdos que assimilámos têm que ser actualizados, relevantes e contextualmente adequados. A actualidade do conhecimento é uma função da rede, que se torna, assim, um elemento cognitivo separado: processa, filtra, avalia e valida nova informação. (Siemens, 2006) (Fig.6)
Espero que a luz do conhecimento sempre me ilumine nesta caminhada, para descobrir o novo que é para mim esta Unidade Curricular. (Fig.7)
Desejo conhecer outros métodos de ensino, manter-me actualizada face a um mundo em permanente mudança daí a minha opção em frequentar o Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Tecnologia Educativa. (Fig.8)
Para findar, queria apenas salientar que esta minha reflexão não foi feita logo de inicio porque me prendi com a construção visual do blog. Quis construir algo meu, com o meu cunho. As imagens foram seleccionadas da internet e em seguida montadas de forma a poder construir o texto que apresentei!
Espero que gostem, que me visitem e deixem sugestões para poder melhorar.


Atenção: As figuras a que me refiro são, as oito figuras que compõem o início do blog. São aqui interpretadas por linha.

3 comentários:

  1. Olá Marcela:)
    Parabéns pelo Blog... gostei particularmente desta reflexão!
    Bom trabalho!

    Nádea Serra

    ResponderEliminar
  2. Olá Nádea!
    Agradeço o teu comentário :)
    Conto contigo para possíveis reflexões.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Lindona :) Onde é que eu já ouvi isto? :)
    Adorei, amei o teu blog, simplesmente...lindo!
    Queria ter tempo para fazer muitos comentários mas tu sabes como é a minha vida, sempre a correr (assim como a tua :)).

    Deixo-te aqui umas palavras que eu uso frequentemente e que fazem parte da música dos Delfins "Um lugar ao sol":

    Não pares de lutar
    Agarra o dia ao nascer
    Há uma batalha a travar
    Que só tu podes vencer...

    Desejo-te a maior sorte do mundo nesta difícil batalha que é a educação dos jovens portugueses...Coragem!

    Jinhos grannnnndeeesssss

    Cristina Vaz

    ResponderEliminar