terça-feira, 25 de janeiro de 2011

E-portefólio e a Matemática. Conclusão da temática portefólios

Um portefólio pode ser uma estratégia de ensino, bem como, um instrumento de avaliação.
Hoje em dia multiplicam-se as situações com recurso às tecnologias, que constituem uma mais-valia para um número crescente de professores. Estes utilizam-na como um recurso pedagógico ou um auxiliar da comunicação na sala de aula. (Alves & Gomes, 2006:1)
A grande diferença entre os portefólios e os e-portefólios, é que estes últimos permitem ao aluno “que a colecção dos materiais coleccionados (artefactos) inclua quer documentos em formato texto quer documentos em formato gráfico, vídeo, áudio”. (Alves & Gomes 2006:2, cit. Barrett 2000:3)
No entanto, estes permanecem com a mesma essência dos portefólios tradicionais, e conservam a vertente reflexiva do aluno (aquando da selecção dos materiais para o seu portefólio). Os alunos tornam-se mais independentes e responsáveis no que diz respeito não só à avaliação como à sua aprendizagem.
    No concernente à Matemática, segundo Alves & Gomes (2007), os portefólios revestem-se de importância, dado que, “desenvolve a comunicação matemática nos alunos ajudando-os a reflectir e a descrever quer processos relacionados com as estratégias adoptadas pelos mesmos na resolução de problemas, quer os seus sentimentos e atitudes acerca das tarefas desenvolvidas, dos temas em estudo ou da disciplina de Matemática.”
    Eu que me debato a todo o momento, por uma avaliação mais justa, não tão presa com pequenos e estanques momentos de avaliação, esta parece-me uma mais-valia que não posso deixar passar ao lado. Além de que, a fluidez da comunicação resultante da reflexão por parte dos alunos, facilita o feedback que o professor pode dar aos alunos quase no imediato, são factores preponderantes para uma adopção de e-portefólios.
    Um aluno, no seu e-portefólio, pode usar utensílios gratuitos e disponíveis na Web, que podem contribuir para uma aprendizagem mais diversificada e na procura de outros métodos de resolução.
    Aqui se pontua, a meu ver, uma das grandes diferenças para os portefólios ditos clássico (elaborados em papel), a introdução das TIC como uma outra forma de potenciar o teor, que o aluno consegue explorar e inserir nos mesmos.
Parafraseando Alves & Gomes (2007), “No conjunto das reflexões dos alunos observa-se a referência a trabalho diversificado desenvolvido ao longo de todo o ano lectivo, envolvendo investigações no sketchpad, trabalhos com as calculadoras gráficas; trabalhos de pesquisa com ênfase na história da Matemática; trabalhos de construção geométrica; trabalhos com manipuláveis; trabalhos de projecto; relatórios escritos; participação em concursos; entre outros.”
 Referem ainda que, “será mais adequado que o professor opte por um comentário escrito de carácter construtivo, mais do que propriamente por uma classificação numérica, caso contrário, o aluno poder-se-á sentir constrangido, evitando ser sincero nas suas apreciações. (cit. Stenmark, 1991:40).
Concluo esta breve reflexão com a vontade de implementar e-portefólios aos meus alunos, sabendo que, vou conseguir analisar não só o seu progresso, como possíveis actividades que gostam mais de desenvolver, e a diversificação da aprendizagem com toda a panóplia de ferramentas disponíveis (na web) que o aluno usou para chegar a uma conclusão.O maior problema com que me vou deparar é o facto de que nem todos os alunos possuem Web em casa, e que a adaptação a algo novo por parte destes pode oferecer resistência.
A meu ver uma aposta a implementar!



 Referências:
Alves, Ana P. & Gomes, Maria J. (2007) Desenvolvimento de portefólios electrónicos no ensino da Matemática. In Actas do Congresso ProfMat-07 [CD-ROM]; Lisboa: Associação de Professores de Matemática. Disponível em https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7662/1/Comunica2-ana_paula_M_Joao%20%282%29.pdf acedido em 25.01.2011

Alves, Ana P. & Gomes, Maria J. (2007). Como organizar Portefólios na sala de aula de Matemática?. In Actas do Congresso ProfMat-07 [CD-ROM]; Lisboa: Associação de Professores de Matemática. Disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7665/1/Comunica1-%20ana_paula_M_Joao%20%282%29.pdf acedido em 25.01.2011

Alves, Ana P. & Gomes, Maria J. (2008). E-portefólios: um estudo de caso no ensino da matemática. Libro de Actas do Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. A.Coruña/Universidade da Coruña: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e  EducaciónDisponível em  http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7665/1/Comunica1-%20ana_paula_M_Joao%20%282%29.pdf acedido em 25.01.2011

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