segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Nova geração EaD, porque não?

Acabo de ler outro artigo no jornal Público (click) que indica que:
"Mais de 1200 alunos já cancelaram este ano a inscrição só em três das universidades"
   É pertinente aqui indagar, até que ponto o e-learning não ajudaria a colmatar dificuldades de ordem económica e financeira.
   Gomes (2008), afirma que: "Embora reconheçamos a importância dos factores financeiros na oferta de oportunidades de educação e formação e reconheçamos que a preocupação de Taylor com os custos da EaD é legítima, à luz da nossa análise da problemática das gerações EaD, não representam uma dimensão que justifique o considerar uma nova geração de EaD."
   Será que não, pergunto eu?
   Eu, por exemplo, frequento na Universidade do Minho um mestrado em b-learning (sistema de ensino misto entre a frequência de aulas presencial e online). Caso fosse somente presencial inscrever-me-ia? Não!
   O facto de ser b-learning é para mim fundamental. Tem a vantagem de poder minimizar custos (não tenho de me deslocar todas as semanas a Braga, podendo poupar no combustível, portagens, entre outros), bem como, o facto de ser online me proporciona uma maior liberdade para poder organizar e gerir o tempo da melhor forma.
   Creio que, o e-learning pode ajudar os alunos que não conseguem suportar os custos de viver numa outra cidade que não a sua, bem como em momentos de crise como a que vivenciamos nestes últimos anos, a oferta de cursos a distância seria uma alternativa preponderante para muitos alunos continuarem a sua formação.
Para mim, insurge a necessidade de se repensar a ideia de Taylor, ao propor uma nova visão de uma nova geração EaD, tendo em conta os factores económicos.

Imagem retirada do jornal Público

Referências:

GOMES, Maria J. (2008). Na senda da inovação tecnológica na educação à distância. http://elearning.uminho.pt/bbcswebdav/courses/1011.MP14MP1411003779/artigo-senda.pdf acedido em 31.01.2011

1 comentário:

  1. Parabéns pela publicação.
    Sem dúvida concordo contigo...só traz mais benefícios para a nossa sociedade.

    ResponderEliminar